top of page
Mulher que sorri

Tratamento das gengivas

Periodontia

​Problemas nas gengivas e nos outros tecidos ao redor dos dentes (tecido ósseo e ligamentos) podem provocar sérios prejuízos à saúde bucal, podendo levar inclusive à mobilidade e perda de dentes.  Além disso, a inflamação periodontal se torna uma porta de entrada de infecções no organismo, sendo fundamental seu tratamento. 

Se você apresenta gengivas com inflamação, vermelhidão ou sangramento, é importante consultar o dentista. Outros sintomas de doença periodontal são inchaço na gengiva, retração gengival e mau hálito. 

Qual a diferença entre gengivite e periodontite?

A gengivite é a inflamação da gengiva, causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da correta escovação e uso do fio dental, a placa bacteriana pode infeccionar a gengiva. O paciente pode apresentar sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido com hábitos adequados de higiene.

A periodontite é a fase seguinte, quando as bactérias atingem o tecido abaixo da gengiva e o osso alveolar, que suporta os dentes. Ao redor da gengiva começa a se formar uma bolsa, onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista. O tratamento periodontal é feito com a remoção cuidadosa das placas bacterianas e tártaro (raspagem supragengival e alisamento radicular). ​

Quando é feita a Cirurgia Periodontal?

Quando a doença periodontal está em um estágio avançado, bolsas periodontais se desenvolvem abaixo da linha da gengiva, com risco de afetar a raiz dos dentes. Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, o periodontista pode indicar a cirurgia periodontal para facilitar a remoção do tártaro e da placa das mesmas.

​​

bottom of page